quarta-feira

Bricolage - Ferramentas para Alvenaria (pedreiro)


Muitas vezes surgem imprevistos no nosso dia-a-dia, e torna-se necessário saber fazer bricolage para fazer obras de ultima hora. Fazer de pedreiro (Alvenaria) e saber como utilizar as ferramentas e materiais de Alvenaria pode ser imprescindível para responder a necessidades de fazer arranjos e obras inesperadas.

Antes de saber como fazer de pedreiro (alvenaria) é necessário saber que ferramentas básicas se devem utilizar. Algumas delas podem servir para diferentes tipos de trabalhos e poderão servir para outros tipos de bricolage.

As reparações e pequenas construções, com técnicas de pedreiro (alvenaria) podem ser extremamente fáceis de fazer e assim resolver questões que há partida podem ser complexas e que, na realidade  são técnicas de bricolage, extremamente simples.

Ferramentas básicas para aprendiz de pedreiro (Bricolage, Alvenaria)
Antes de mais é necessário ter um conhecimento básico sobre as ferramentas utilizadas para pedreiro em bricolage.
  1. Picaretas, martelo de pedreiro (trolha), escápulas e cinzéis
  2. Colheres de pedreiro, espatulas e talochas
  3. Maços, Macetas e corta frios
  4. Colheres de Pedreiro, espatulas e talochas
  5. Níveis e prumos
  6. Artesas e pás
  7. Cortadores de Azulejos e Serra de lima
  8. Régua, Grampo e maço


6. Desempenadeira de Metal, PVC ou madeira e esponja - A desempenadeira, desempoladeira ou ainda desemboladeira é uma das ferramentas de pedreiro (bricolage-alvenaria), e é um instrumento de construção formado por uma chapa metálica, Pvc ou de madeira rectangular, com uma esponja na face oposta à pega. Sua função é alisar a argamassa já aplicada à superfície ou, ainda, produzir sulcos nessa massa para melhor fixação dos pisos e azulejos.



Estas são as ferramentas básicas usadas em trabalhos de pedreiro (alvenaria - bricolage), para fazer trabalhos  simples de construção de paredes e outras estruturas em tijolo e cimento.